Cuidados que o influenciador precisa ter ao se associar a uma marca

Uma das principais fontes de renda de influenciadores digitais é o patrocínio, onde uma ou mais marcas o comissionam para que apresente os produtos, seja através de depoimentos, promoções, do chamado product placement, entre outras modalidades. Nessa hora, o influenciador é automaticamente associado à marca que o comissiona, seja num contrato pontual ou de longo prazo.

Para os influenciadores, quando se associam a uma determinada marca, é de crucial importância procurarem saber os valores e princípios daquela marca, qual a finalidade do produto comercializado e o objetivo que buscam alcançar. É importante também procurar entender de que forma aquele produto, bem ou serviço irá repercutir na vida das pessoas que buscarem por ele.

A prática de pesquisa e investigação sobre propósitos e valores da marca tem formalmente o nome de “Due Diligence”. Ela é uma ferramenta de mão dupla, pois as marcas podem fazer o mesmo tipo de pesquisa para escolher com qual influenciador sua marca será divulgada.
Caso o influenciador perceba que a marca que ele está divulgando passa a ter condutas questionáveis é importante ter instrumentos particulares bem definidos e estruturados.

A possibilidade de rescisão e comunicação ao seu público fica sempre facilitada. Contudo, como ainda não há essa cultura de prevenção no empreendedorismo brasileiro de um modo geral, o ideal é sempre o influenciador estar mantendo linhas de comunicação abertas com o representante da empresa e sua equipe. Isso permite abordar problemas potenciais com antecedência e oferece a oportunidade de correção de curso.

Além de um canal de feedback do público, precisando o influenciador estar sempre atento às reações de seus seguidores e à associação da sua personalidade com a marca. Se houver sinais de insatisfação ou preocupação, considere agir em conformidade.

Em 2023 este foi um dos principais temas abordados na Palestra de Direito Digital idealizada pela Xerfan Advocacia S/S, onde buscou-se dar orientações sobre procedimentos que deveriam adotar os influenciadores para não incorrerem em erro nas suas postagens e marketing digitais.